domingo, 6 de novembro de 2011

A CAPELA DE MOURE





Mandada construir por Dª Margarida Canossa Saldanha,há mais de 145 anos. a capela de Moure encontra-se situada no coração deste lugar evitando a todos os locatários uma longa caminhada até á Igreja Matriz,aquando do cumprimento dos seus deveres religiosos.
Qual a data exacta da sua construção, não nos é possivel sabê-lo.Contudo,segundo informações dadas em tempos pela Menina Rosinha,que viveu cerca de 40 anos na Quinta de Moure,e que tinha a seu cargo toda a responsabilidade inerente á abertura da mesma para as missas,além de todo o enfeite da mesma,a sua construção deve ser anterior a 1867,,data essa gravada no cálice pertencente á capela.Acerca de 70 anos tinha como Capelão o Padre AMORIM (falecido), e durante o resto do tempo até ao seu fecho,o serviço religioso foi feito quase sempre pelos Padres Jesuitas.
Para que se efectuasse todos os serviços religiosos, todas as despesas inerentes a tal como; Padres, hostias, luz, vinho, azeite, cera, limpeza, etc, etc, que rondava em 1980 os 50 contos mensais, eram subsidiados pelos moradores do Carrascal, Moure, além dos seus visitantes.
Esta Capela era para todos os Mourenses e Lamacenses,uma peça arquitetonica de que todos nos orgulhavamos e quando se falava nela, havia dentro de nós um certo carinho pelo facto dos nossos antepassados por lá terem passado.
Por fim, lamentamos o seu encerramento, dado que pelo seu passado em termos religiosos e não só, o Povo de Santa Maria de Lamas, deveria ter tido oportunidade de saber, as razões do seu desaparecimento...
(texto de Carlos Silva)